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sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO ESPECIAL





A educação especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade,enquanto que outras se dedicam a vários.
“Entende-se por educação especial, para efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educar os portadores de necessidades especiais”. LDB Art. 58
Durante muito tempo, defendeu-se a idéia de que a educação para crianças e jovens com necessidades especiais deveria ser oferecida em instituições especializadas, em separado das crianças e jovens considerados normais.
A partir da década de 1990, várias foram as mudanças de perspectivas em relação a essa temática. A Educação Especial passou a ser fundamentada no princípio da inclusão.
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (9.394/96), em seu Artigo V, afirma que a educação das pessoas com deficiência deve ser oferecida na rede regular de ensino, contribuindo desta forma para uma melhor integração dessas pessoas na sociedade,em que todos os indivíduos, em que todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças, deverão ter acesso a uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as suas necessidades. Desta forma, a educação deve-se desenvolver de forma especial, numa tentativa de atender às diferenças individuais de cada criança, através de uma adaptação do sistema educativo.
A evolução das tecnologias permite cada vez mais a integração de crianças com necessidades especiais nas nossas escolas, facilitando todo o seu processo educacional e visando a sua formação integral. No fundo, surge como uma resposta fundamental à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais num ambiente educativo.
Como uma das respostas a estas necessidades surge a utilização da tecnologia, com o desenvolvimento da Informática veio a se abrir um novo mundo recheado de possibilidades comunicativas e de acesso à informação, manifestando-se como um auxílio a pessoas com necessidades educativas especiais.
Partindo do pressuposto que aprender é fazer, a tecnologia deve ser encarada como um elemento cognitivo capaz de facilitar a estruturação de um trabalho viabilizando a descoberta, garantindo condições propícias para a construção do conhecimento. Na verdade são inúmeras as vantagens que advêm do uso das tecnologias no campo do ensino – aprendizagem no que diz respeito a crianças especiais.
Assim, o uso da tecnologia pode despertar em crianças especiais um interesse e a motivação pela descoberta do conhecimento tendo em base as necessidades e interesses das crianças. A deficiência deve ser encarada não como uma impossibilidade mas como uma força, onde o uso das tecnologias desempenha um papel significativo.

ALGUNS SOFTWARES PARA SER USADOS NA EDUCAÇÃO.

*CLIC 3.0
*COELHO SABIDO
*HAGÁQUÉ
*FACETOON
Citarei tambem uma ferramenta que pode ser utilizada como atividade  pedagogica séries de educação especiais.O tangran.

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