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sábado, 15 de janeiro de 2011

OS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS E A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

A História da Informática na Educação Brasileira,  teve início nos anos 70, a partir do interesse de alguns educadores de universidades brasileiras, tais como: Universidade Federal do Rio deJaneiro -UFRJ Universidade Federal do Rio Grande do Sul -  UFRGS e Universidade Estadual de Campinas -UNICAMPO ,   Apesar do contexto mundial de utilização de computador na educação ter sido um referencia  para as decisões  brasileiras, tem-se  aqui no Brasil características muito particulares que requerem  diferentes projetos. Mesmo com essas inúmeras divergências, os avanços pedagógicos estão quase emparelhados com os de outros países. No Brasil, apesar da influência de outros países, na área de introdução da informática na educação, verifica-se uma peculiaridade nesta situação: procura-se reduzir os pontos negativos  e realçar o lado positivo ao invés de ater-se ao modelo para uma simples reprodução acrítica ,  Podemos citar alguns projetos e atividades desenvolvidas no Brasil,algumas que  tomaram vultos para  a implantação de uma postura nacional favorável  ao uso do computador na educação: PROINFO - Programa Nacional de Informática na Educação, EDUCOM, FORMAR sob a coordenação do NIED - Núcleo de Informática Aplicada à Educação =UNICAMP,  e CIEd - Centro de Informática na Educação.PROINESP-O projeto prevê a formação de professores em informática aplicada à Educação Especial.PAPED- também é iniciativa da SEED tendo como parceria a CAPES. Seus principais objetivos são: incentivar a produção de conhecimentos no campo da educação a distância e da utilização de tecnologia; avaliação e divulgação das experiências de uso de novas tecnologias, incluindo TV Escola, Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO, Salto para o Futuro e Proformação.FORMAR- implantaram-se CIEd'S , um em cada estado da Federação, que passou, em maior parte dos estados a ser considerado como núcleo central,  de coordenação pedagógica das atividades, criando subcentros  e laboratórios. Estabeleceu-se que o CIEd seria de iniciativa estadual e não federal, cabendo ao MEC a orientação dos secretários de educação sobre a importância da área para implantação dos centros, inclusive cessão de equipamentos, recursos, custeio das atividades iniciais, passando a cargo do Estado a continuação do projeto.Temos também SEESP, PROINNESP,PAPED, com apoio do órgão oficial do governo  Ministério da Educação e Cultura - MEC. Atualmente as universidades estão se associando, conforme a UVB - Universidade Virtual Brasileira e a UNIREDE - Universidade Virtual Pública do Brasil, unindo suas experiências educacionais e suas áreas de excelência acadêmica para formar a primeira rede virtual de pesquisa e cooperação para o desenvolvimento de programas de educação à distância.
Nesta união, o papel das instituições de ensino é de orientar o aluno a pesquisar, a questionar, a saber buscar os conteúdos, filtrá-los e os transformar em conhecimento. Com as tecnologias de educação aliadas à informática na Educação surgem novas oportunidades de acesso ao conhecimento para a formação e o aperfeiçoamaneto  profissional.

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